Europa ocidental e Brasil são muito diferentes, e não é só no fato do Brasil ser terceiro mundo. É impressionante a baixa auto estima dos brasileiros. É possível fazer um grande comentário sociológico sobre uma nação lendo comentários no Youtube. Invariavelmente, em vídeos com muitas exibições, alguém vai comentar: "por isso que dizem que brasileiro é um povo inferior" ou "por isso que o Brasil não vai para frente".
Caras amigas tupiniquins, burrice não é um problema brasileiro. A maior parte das pessoas nesse planeta, por definição, é medíocre. Se fores ler os comentários do Youtube americano, ou francês, ou seja lá qual for, vais te deparar com os mesmos tipos de comentários. Pessoas ignorantes abundam nesse planeta, e o pior: elas gostam de comentar. Dizem que a inteligência vem sempre junto com a arrogância. Mentira. Quanto mais sabemos, mais conscientes somos da possibilidade do erro. Não há nada que dê mais segurança a alguém do que não saber nada sobre o assunto.
Mas por que os brasileiros atribuem a ignorância dos comentadores à "inferioridade brasileira" enquanto que os gringos não? Na Europa as distâncias são muito menores que no Brasil. Nas grandes cidades é impossível andar trezentos metros sem ouvir uma língua diferente sendo falada. Todos são conscientes das nações que os cercam e de suas diferenças culturais. No Brasil é possível passar anos sem encontrar um único estrangeiro. Assim, a classe média acredita que, de alguma forma, o problema aqui é nossa formação. De forma alguma. Se tivéssemos mais argentinos e europeus no Brasil, veríamos que são tão ignorantes quanto nosotros.