Páginas

16 de agosto de 2012

O amor talvez não exista


1. Amor Recíproco 
- Tu não a amas, tu queres que ela te ame, é diferente.
-Eu a amo e espero que ela um dia me ame. Só que ela continua se apaixonando por esses tipos... tão diferentes de mim, talvez eu tenha me enganado e nós não fomos feitos um para o outro.
Um diálogo entre uma menina de dezesseis anos e um homem mais "experiente".
A maioria das histórias envolve algum tipo de triângulo ou outra forma geométrica amorosa. É porque a gente não escolhe quem ama e nem quem nos ama. As vezes o amor é certo, mas o tempo é errado, as vezes o tempo errado dá origem ao amor certo.

O amor talvez não exista, ou talvez seja a única coisa que exista.

2. Amor que acaba
"Eles são eternamente apaixonados", Deus me livre. O bom do amor é que ele acaba. E nos faz dar aquele sorriso na parada do ônibus, esperando no aeroporto, aquele sorriso que só a gente entende. Talvez melhor que os momentos que geraram a lembrança.

3. Amor Cliché
Do amor é bom até a dor, daí a famosa rima pobre que enriquece as canções populares. O que seria delas sem o amor cliché? amor é cliché mesmo, já foi vivido e sofrido tanto que não há mais nada para viver que já não esteja documentado. Mas ler sobre a escalada do monte Everest e ver o mundo lá do alto são coisas extremamente diferentes.

4. Amor Lógico
O amor é um paradoxo. Ou é completo, ou é consistente, não pode ser os dois ao mesmo tempo. Se é completo todo o amor verdadeiro pode ser provado, se for consistente, nenhuma amor que não é verdadeiro pode ser provado. Na verdade, a única prova que funciona no amor é a prova por absurdo, porque o amor é absurdo, e incomputável.

5. Da natureza do amor
Talvez seja biológico, talvez seja químico, talvez seja psicológico. Talvez seja espiritual. Talvez não seja. Se não for, nos engana bem, se não for, é a maior histeria pública já criada.

O amor talvez não exista, ou talvez seja a única coisa que exista.

4 comentários:

  1. O amor ta banalizado.
    A gente acha que conhece o amor, ai um dia sente uma coisa totalmente diferente do que sentia antes, e acha que "agora sim, isso é amor". E o ciclo se repete.
    Eu acho legal aquela piadinha "isso nao é amor", porque ela fala a verdade. Porque o amor nao existe (ou talvez seja a unica coisa que existe).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos problemas humanos é meramente linguístico. Todo sentimento é diferente, eu escrevi isso em algum lugar aqui no blog, mas nós, buscando entender tudo, classificamos em categorias rígidas.

      Existe um outro ponto também, temos um tendência psicológica a nos considerar melhor agora do que no passado. Isso passa os níveis da chance. Talvez considerar o novo amor sempre como verdadeiro seja só subproduto dessa tendência, recomendo para ti o livro http://youarenotsosmart.com/

      Excluir
  2. Peraí, vc tá concordando com o que eu disse uma vez que "toda discussão é semântica"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, to falando de problemas de relacionamento e de personalidade

      Excluir