Páginas

18 de agosto de 2012

Qual a diferença entre Windows 64 bits e 32 bits? (para leigos)


Bom, a versão curta da resposta é que programas (por exemplo Word, Photoshop ou Call of Duty) desenvolvidos para a versão 64 bits do Windows podem ser mais rápidos. Além disso, eles podem usar mais memória RAM.

-- Espera aí! se eles usam mais memória, significa que são piores não é? meu windows tá sempre travando porque tá usando muita memória.

Calma, calma. Vamos começar de novo. A memória RAM (a partir daqui só memória) serve para armazenar dados, por exemplo, o nome dos programas que estão abertos, o texto que tu estás digitando no Word e não salvaste, as imagens que estão aparecendo na tela do computador, etc. Esses dados não ficam espalhados aleatoriamente, cada um deles tem um número associado, como um CEP.

Imagina que a memória é uma cidade (observe a imagem abaixo), com muitas casinhas. Cada casinha tem um CEP. Dentro dessas casinhas tem alguma informação. Por exemplo, na casinha com CEP 123, está o teu nome, na casinha com CEP 124, está uma imagem do Sílvio Santos, e por aí vai. Então quando o computador precisa encontrar alguma informação, por exemplo, a foto do apresentador, ele vai na posição 124 da memória e lá está ele sorrindo.

Todo mês surge uma memória nova, cada vez maior. Eu tinha, há alguns anos, um computador com 1GB de memória, meu atual tem 4GB. O problema é que os computadores não estavam mudando. Imagina que o CEP da nossa cidade tem 4 dígitos, isso significa que podem haver no máximo 9999 casas com números diferentes. O que acontece quando queremos construir mais casas? é simples, aumentamos a quantidade de dígitos do CEP.

A quantidade de números disponíveis para localizar informações na memória era antes 32 dígitos binários, agora é 64, ou seja, os computadores poderiam guardar, em teoria, 2^32 vezes ou 4.294.967.296 vezes mais informação do que em máquinas de 32.

Isso para jogos significa mais bonequinhos na tela, mais detalhes nas texturas, ou o que quer mais que os criadores de jogos fazem hoje em dia.

-- Tá, mas isso não respondeu minha pergunta, como mais memória significa ser mais rápido?

Essa é um pouco mais difícil. Sabe aquela imagem do Sílvio na tua memória? imagina que a cada dez minutos tu precisa ver o sorriso do apresentador. Não sei porque tu fazes isso. Mas o fato é que essa imagem está sendo muito mais acessada do que outras coisas na tua memória, então o computador, muito maroto, deixa a foto do Sílvio bem perto para ficar mais rápido acessá-la. O problema é que (por questões econômicas e físicas) esse espaço perto é limitado, ele só vai guardar ali as coisas mais constantemente acessadas. Os computadores de 64 bits são mais rápidos porque podem guardar mais coisas pertinho.

Faltou a última questão, compatibilidade. Os computadores de 64 bits podem rodar programas feitos para os de 32, mas o inverso não é verdade.

Gostaste? ficaste com alguma dúvida? comenta!

Para os mais avançados, além da página da Wikipédia, tem esse artigo bem completo sobre a arquitetura de 64 bits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário