Páginas

14 de agosto de 2012

Produtor Consumidor


Writing can be a pretty desperate endeavor, because it is about some of our deepest needs: our need to be visible, to be heard, our need to make sense of our lives, to wake up and grow and belong. It is no wonder if we sometimes tend to take ourselves perhaps a bit too seriously.
ANNE LAMOTT
Apenas uma em cada dez pessoas é produtora de conteúdo na Internet. Isso já é um número impressionante se compararmos a outra mídias, como televisão e revistas. Mas ainda é muito baixo.

Mas por que esse número é tão baixo? será que algumas pessoas nascem consumidoras e outras nascem produtoras? Ou esse número surge naturalmente devido ao esforço envolvido na produção de conteúdo? Talvez não haja público para o conteúdo gerado se todo mundo criasse. Eu acredito que a maioria dos produtores não nasceram produtores, provavelmente foram forçados por algum motivo profissional ou por uma idealização da carreira.

Forçados ou não, produzem. Algumas vezes têm incentivos financeiros, outras, são seus egos que se beneficiam. E o bom conteúdo (não essas listas de dez coisas ou fofocas) é arte, que é vício. Quanto mais arte produzimos, mais sedentos somos por criar. Sede de algo que não conseguimos explicar, de público, de qualidade. De ter nossa obra por aí. Exposta aos olhos, aos ouvidos. Amada, odiada, vendida, consumida. No final do dia, temos a impressão que o mundo está um pouquinho diferente devido ao nosso trabalho, talvez até melhor.

Vivemos num momento único da história, agora mesmo tu podes gravar um vídeo ou escrever um artigo que poderá ser visto por centenas de pessoas. Nunca foi tão barato espalhar uma ideia. Mais que isso: o dinheiro está perdendo a importância nesse campo. Mesmo que por simples injeção de dinheiro tu consigas por tua ideia lá no mercado. Paixão dificilmente é comprada sem prejuízo. Globos oculares são comprados, títulos números, prêmios, menções. Mas valor não. As pessoas estão começando a perder a confiança na mídia de massa, e confiando nos seus vizinhos.

Produze!

4 comentários:

  1. Quem define o que é bom conteudo e o que nao é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus.

      Brincadeira; para começar o bom conteúdo não é produzido em massa, é arte. Esses artigos da Forbes e outro sites grandes de mídia, são "construídos" e não escritos. Os caras usam técnicas de SEO e técnicas para cativar o público Mainstream.

      Eu defino um conteúdo de qualidade como aquele que resiste ao tempo. Não eternos, porque nada é eterno, mas que duram pelo menos alguns anos.

      Excluir
    2. Então Twilight é conteúdo bom?

      Excluir
    3. Não, tem que ser uns trinta anos atualmente (pode diminuir no futuro)

      Excluir